Back to All Events

Ciclo Julho é de Jazz: Evan Parker + Slow Is Possible




Sexta 07 Julho´17

Ciclo Julho é de Jazz: Evan Parker + Slow Is Possible

22h00 | GNRation | Blackbox

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o jazz volta ao pátio exterior do gnration. Em julho, o gnration volta a apresentar o ciclo Julho é de Jazz, um programa de música que apresenta alguns dos nomes mais singulares do jazz contemporâneo nacional e internacional.

• Evan Parker •

Evan Parker nasceu em Bristol e começou a tocar saxofone aos 14 anos de idade. Tendo a improvisação livre como a sua área de maior atividade nas últimas três décadas, Parker encontrou ainda tempo para se dedicar a perseguir outros universos musicais. Noutros contextos, tocou com nomes como Annette Peacock, Scott Walker e a big band de Charlie Watts. Face à tamanha intensidade e qualidade do seu trabalho, a solo ou em colaborações, Parker levou a que uma vasta imprensa de referência o distinguissem com mérito. “Um dos melhores instrumentistas vivos” refere o The Times, enquanto que o Chicago Reader o coloca como “um dos melhores improvisadores em emsemble”. Já a conceituada revista especializada em música The Wire atribuiu a Parker “a melhor e mais original voz representativa da música da era moderna”.

Slow Is Possible

Slow Is Possible são seis jovens músicos portugueses que não nasceram no meio jazz: a sua formação é clássica. Talvez esta mesma formação dite a invulgar instrumentação que o sexteto apresenta. São dois os instrumentos melódicos, um saxofone alto e um violoncelo. A secção rítmica compreende dois instrumentos harmónicos, guitarra (também com funções de introdução de ruído elétrico) e piano, associados aos jazzisticamente convencionais contrabaixo e bateria. Slow is Possible é a música de câmara que toca quem ouviu Charles Mingus, John Coltrane, Mr. Bungle e Keiji Haino e resulta tão bom quanto o melhor que se poderia desejar.

André Pontífice - violoncelo
Bruno Figueira - saxofone alto
Duarte Fonseca - bateria
João Clemente - guitarra
Nuno Santos Dias - piano
Ricardo Sousa - contra Baixo

• bilhetes •
pré-venda de bilhete geral até 17 junho – 5 euros
geral após 17 junho – 9 euros
diário – 5 euros
workshop c/ Evan Parker – 10 euros

Bilhetes na bilheteira online - http://gnration.bol.pt/, locais habituais e balcão gnration.

parceiros
RUM - Rádio Universitária do Minho
jazz.pt

www.gnration.pt

+ info / fonte: https://www.facebook.com/events/1335166216579539/


 
Earlier Event: July 7
5º Aniversário do Code.X
Later Event: July 7
King Fu @ Juno